Bonifácio Tchivole
5 de Mar de 2025
Compartilhe
A riqueza de um pais é feita por determinados sectores, uns contribuindo mais do que os outros. Então, podemos dizer que o PIB (produto interno bruto) ou a riqueza de um país é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um determinado período (podendo ser um ano ou um trimestre).
Numa economia de mercado capitalista, a prática do desporto dá origem a uma procura de bens e serviços, abrindo, assim, um mercado para a indústria e o comércio, e criando empregos.
As equipas desportivas não são tidas como instituições de caridade. Pelo contrário, elas são vistas como um negócio, e ainda bem que no coração de cada torcedor, reside a compreensão de que o desporto transcende as fronteiras do campo e se relaciona intimamente com os tecidos econômicos de nossas comunidades.
Em média o desporto contribui de 0.5 a 2% do PIB da União Europeia, e na América latina este número é de 1%. Já nos Estados Unidos é bem maior, são 4% do PIB, um número correspondente a mais de 800 biliões de dólares.
Numa realidade mais próxima a de Angola, Portugal, só com o futebol profissional contribuiu com mais de 11,3% do PIB, cerca de 550 milhões de euros na época de 2020-21, dados da quinta edição do Anuário do Futebol Profissional Português, produzido pela consultora Ernst & Young Global Limited, em parceria com a Liga Portugal. De acordo com o estudo o sector possui mais de 3.729 postos de trabalho.
Receitas do desporto!
As equipes desportivas ganham dinheiro através de várias fontes de receita, incluindo:
Bilheteria: Venda de ingressos para jogos e eventos desportivos.
Patrocínios: Contratos com empresas que pagam para associar suas marcas à equipe, incluindo patrocínio de camisetas, estádios, etc.
Direitos de transmissão: Receitas provenientes da venda dos direitos de transmissão televisiva e de streaming dos jogos para redes de televisão e plataformas online.
Merchandising: Venda de produtos licenciados, como camisetas, bonés, souvenirs e outros itens com a marca da equipe.
Acordos de publicidade: Receitas geradas por acordos de publicidade em estádios, sites, redes sociais e outros canais de mídia das equipas.
E assim, enquanto o mundo aplaude os heróis do desporto em campo, devemos lembrar que seu impacto vai além das medalhas e troféus. É um testemunho do poder econômico do desporto, capaz de unir povos, impulsionar economias e inspirar gerações.
Sabes quanto é que o desporto angolano contribui para o PIB?
Créditos da imagem: RFI
Encontrou algum erro? Avise-nos
Aplicativo no Google Play
Baixar
💵 Seu apoio faz toda a diferença! Contribua para manter este projeto em crescimento e ajudar mais pessoas.
AO06 0040 0000 8399 0237 1013 3
Freddy Danilo
Com o DudoPost, acabou-se! Baixe agora e transforme suas postagens em verdadeiros sucessos.
BAI Dobrou o Valor para Abertura de Conta: Como assim?
Maka dos Combustíveis - Preço do Gasóleo sobe para 200 kwanzas
Mudanças na Comissão Interbancária de Levantamento: Impactos e Considerações
Impacto do aumento nos preços dos combustíveis - Parte 1 "Desafios e Perspectivas"
ZiG - A nova moeda do Zimbabué
Inflação e o Poder de Compra
Preço de táxi pode estar acima de 300 kz - O nosso Déjà Vu?
Nova Pauta Aduaneira - Incentiva a Produção Nacional?