A realidade sócio-económica das famílias angolanas

Bonifácio Tchivole

5 de Mar de 2025

A realidade sócio-económica das famílias angolanas

Compartilhe

Angola está entre os países com o IDH médio de 0,586 posição 148 dos 189 países estudados.

O IDH (índice de desenvolvimento humano) é um indicador que mede a qualidade de vida dos habitantes de uma região, considerando saúde, educação e renda.

O IDH indica como uma pessoa possui, uma vida longa e saudável, conhecimento e padrões de vida dignos, o que de certa forma justifica o porquê de Angola ter um IDH médio.

Saúde, Educação e Renda

Olhando para os factores do IDH, o sistema de saúde em Angola ainda não é dos melhores, embora tenhamos ganhos como acesso primário aos serviços de saúde de 60% da população, 3000 unidades de saúde em todo país, aumento de mais técnicos na área de saúde. Mas ainda assim, os desafios são enormes, mesmo a população com acesso nem sempre veêm seu problemas resolvidos.

Segundo o Novo Jornal, 38% das crianças menores de 5 anos sofrem de desnutrição crónica, e 45 crianças morrem com problema de desnutrição, a população adoece com mais frequência devido a falta de saneamento básico e outros factores.

A educação é um parente pobre dos angolanos, com mais de 2 milhões de crianças com idade escolar fora do ensino, e os que estudam, vêm as salas abarrotadas, disciplinas em faltas e condições escolar não criadas. E nas universidades, os custos académicos sobem cada vez mais.

Quando falamos do rendimento, é triste só de saber que o salário mínimo nacional não paga as despesas de estudante universitário. Com o número de desempregados a rondar em 30% da população e com uma taxa de pobreza de 51% segundo os dados do Índice de Pobreza Multidimensional Global. Então, em Angola não temos uma qualidade de vida digna.

Aprendemos na escola que Angola é um país grande e belo, faz parte do continente africano... Actualmente acreditamos que faz parte do continente africano, mas que é belo há muitas dúvidas.

Como Sócrates disse, a beleza está em quão proveitoso é o objecto, para muitos Angola não está ser proveitoso, entretanto, deixa de ser belo pelo facto de termos mais 5 milhões pessoas a passar fome, ver famílias nas ruas, índice de criminalidade alta e a falta de ocupações de muitas pessoas.

Crédidos da imagem: Criança Feliz Angola

Encontrou algum erro? Avise-nos

Aplicativo no Google Play

Baixar

💵 Seu apoio faz toda a diferença! Contribua para manter este projeto em crescimento e ajudar mais pessoas.

AO06 0040 0000 8399 0237 1013 3

Freddy Danilo

Doar via PayPal
Dificuldades para criar conteúdos nas redes sociais?

Com o DudoPost, acabou-se! Baixe agora e transforme suas postagens em verdadeiros sucessos.