Aumento do salário mínimo e a reposição do poder de compra

Bonifácio Tchivole

8 de Mar de 2025

Aumento do salário mínimo e a reposição do poder de compra

Compartilhe

Inicialmente a actualização salarial ficou reajustado em 5% como prevista no OGE 2023/2024, o que não garantia a reposição do poder de compra, visto que a previsão de inflação para o mesmo exercício na óptica do governo era de 15%.

Devido a perda contínua do poder de compra, visto que a inflação tem estado em alta, as centrais sindicais exigiram ao governo um salário mínimo acima dos 200 mil kwanzas, o que acabou ficando acima dos 100 mil kwanzas depois de encontros,

como diz o Director Nacional do Trabalho António Estote em entrevista a TPA " Nenhum funcionário irá ganhar menos de 100 mil kwanzas líquido a partir de Junho".

Com a actualização da taxa de inflação anual por parte do BNA 23,4% este aumento pode servir como forma de repor o poder de compra das famílias, visto que os salários mínimos giravam em torno de 32.181 Kz da agricultura, 40.226 Kz dos transportes e 48.271 Kz para comércio e indústria extractiva.

Alguns especialistas defendem a unicidade do salário mínimo, outros defendem que seja por sector de actividade e dimensão da empresa, mas o que acaba ser grande novidade é o compromisso do governo em aumentar os salários a partir de Junho.

E a pergunta que ressoa nos ouvidos é, será que com o aumento do salário mínimo haverá reposição do poder compra das famílias?

Encontrou algum erro? Avise-nos

Aplicativo no Google Play

Baixar

💵 Seu apoio faz toda a diferença! Contribua para manter este projeto em crescimento e ajudar mais pessoas.

AO06 0040 0000 8399 0237 1013 3

Freddy Danilo

Doar via PayPal
Dificuldades para criar conteúdos nas redes sociais?

Com o DudoPost, acabou-se! Baixe agora e transforme suas postagens em verdadeiros sucessos.