Bonifácio Tchivole
5 de Mar de 2025
Compartilhe
"No tempo do kwanza burro é
Maria não conhecia dolaré
Era tudo por amor
Quando se amava se davam flores
No tempo do kwanza burro
Nosso saudoso kwanza obediente
Só bastava 50 cimbeu
Pra comprar piteu
Hoje o kwanza ficou esperto é
Mamawé, mamawé
Só nos resta é chorar mamawe oh"
Toda e qualquer sociedade ao longo do tempo passa por mudanças, mudanças estás que influenciam a forma de pensar e agir em relação a um determinado assunto que tenha impacto na vida desta comunidade. Estas mudanças fazem-nos reflectir o processo contínuo de evolução.
Hoje em dia, muitos de nós angolanos usamos a expressão "kwanza ficou esperto", depois d'admiração sobre o preço de um bem ou serviço que tencionamos adquirir, se o kwanza ficou esperto, então, já houve altura em que estava burro. Ahm, a está altura foi marcada pela música "Kwanza Burro" de Matias Damásio lançada em 2012. Mas porquê da expressão "kwanza ficou esperto", será que abriu a visão? Tal como diz Simon Sinak no título de sua magnífica obra "Comece pelo porquê".
Assim também começaremos pelo porquê do kwanza burro?
Como toda e qualquer moeda, o kwanza também é um meio de troca amplamente aceite em transacções comerciais entre agentes económicos (família, empresas, estado). É também a moeda oficial de Angola.
Introdução da moeda
O kwanza foi introduzida como moeda oficial de Angola em 1977, após a conquista da independência. Inicialmente, o kwanza estava vinculado ao escudo português, mas mais tarde foi desvinculado, passando por várias reformas ao longo do tempo.
Nas primeiras décadas o kwanza enfrentou flutuações significativas em relação ao dólar e as outras moedas estrangeiras. Passando por várias desvalorizações significativas em relação dólar devido a desafios económicos como a queda nos preços do petróleo, sendo este uma parte importante da economia angolana.
Uso do termo
O termo "Kwanza Burro" refere-se ao período em que o governo angolano optou por manter kwanza em uma taxa de câmbio fixa en relação ao dólar. Isso significa que independentemente das mudanças nas condições económicas locais e internacionais, o kwanza manteve uma paridade artificial com o dólar. Essa política foi implementada com o objectivo de trazer estabilidade.
De maneira mais simples, o termo referia-se na acessibilidade que o povo tinha ao adquirir bens e serviços e por conseguinte fazer a vida.
Em retrospectiva, o "Kwanza Burro" foi um período desafiador, mas instrutivo na história económica de Angola, sabendo que a economia global está sempre em constante evolução e as políticas económicas devem se adaptar à essas mudanças, podendo Angola construí uma base sólida para o crescimento sustentável.
E depois da então música lançada pelo cantor em 2012, o período de aprendizado e maturidade do kwanza alterou, mas para que nível, continua esperto? Ou se tornou sábio "inteligente" Haver vamos!
Encontrou algum erro? Avise-nos
Aplicativo no Google Play
Baixar
💵 Seu apoio faz toda a diferença! Contribua para manter este projeto em crescimento e ajudar mais pessoas.
AO06 0040 0000 8399 0237 1013 3
Freddy Danilo
Com o DudoPost, acabou-se! Baixe agora e transforme suas postagens em verdadeiros sucessos.
BAI Dobrou o Valor para Abertura de Conta: Como assim?
Maka dos Combustíveis - Preço do Gasóleo sobe para 200 kwanzas
Mudanças na Comissão Interbancária de Levantamento: Impactos e Considerações
Impacto do aumento nos preços dos combustíveis - Parte 1 "Desafios e Perspectivas"
ZiG - A nova moeda do Zimbabué
Inflação e o Poder de Compra
Preço de táxi pode estar acima de 300 kz - O nosso Déjà Vu?
Nova Pauta Aduaneira - Incentiva a Produção Nacional?