Bonifácio Tchivole
5 de Mar de 2025
Compartilhe
Por isso, Adam Smith, considerado pai da economia moderna diz: Não é da bondade do padeiro que devemos esperar o pão, mas da consideração que ele tem nos seus interesses.
Numa sociedade onde a inflação atinge números altos, e que acaba danificando orçamentos, as famílias fazem o óbvio, reduzir custos e aumentar ganhos. Mas as empresas, a forma como elas fazem este processo, é bem diferente, elas simplesmente adoptam a estratégia de Reduflação!
Mencionada pela primeira vez em 2009 na obra Econoclasts - Os revolucionários que transformaram a economia... a Reduflação é a prática em que os produtos diminuem de tamanho ou quantidade, enquanto que o seu preço se mantém inalterado ou aumenta.
Aposto que como consumidor, tem reparado que os produtos embalados têm sido alterado o seu tamanho e até mesmo a sua qualidade, mas o seu preço vemos aumentando.
Um exemplo prático, são os pacotes de massas, arroz e outros. A estes produtos o consumidor fica admirado como seu preço, mas os seus tamanhos ficam cada vez mais reduzido, ou seja, mais dinheiro, menos quantidade de produtos e a não satisfação! Esta mudança deve-se a estratégia de Reduflação.
As empresas muitas vezes justificam essa prática como uma resposta a aumentos nos custos de produção, como matérias-primas ou despesas de fabricação, em suma é a alta taxa de inflação.
Os consumidores podem notar a mudança no tamanho do produto, mas nem sempre percebem imediatamente, já que a embalagem muitas vezes permanece semelhante, mas não nos tem posto satisfeito como colocava-nos anteriormente.
Apenas empresas alimentícios aplicam?
A reduflação não acontece apenas nas empresas do sector alimentar, também nas empresas de serviços, especialmente nas tecnológicas, embora não envolva uma redução física, como ocorre com produtos físicos, mas sim uma diminuição nos benefícios, recursos ou qualidade do serviço oferecido.
E as empresas são livres de adoptar uma estratégia como esta, elas adoptam de forma ajustada a sua actividade, seja em restauração, turismo, tecnologia e outras.
Em empresas de tecnologias vemos esta prática com a redução de recursos gratuitos, alterações nas políticas de uso e ajustes nos algoritmo.
No caso de turismo, podemos ver os hotéis a reduzir os serviços oferecidos, mudança na política de cancelamento ou reserva de quartos.
Controvérsias e Reações dos Consumidores
Apesar de ser uma estratégia eficaz para as empresas manterem a estabilidade dos preços, a reduflação não é isenta de críticas.
Muitos de nós consumidores, nos sentimos enganados ao descobrir que estamos recebendo menos produto pelo mesmo oi ate mais preço. A falta de transparência nesse processo pode minar a confiança do consumidor nas marcas que adotam essa prática.
Como diz Thomas Shelby, protagonista da série policial Peaky Blinders, a loucura liberta! Sem a loucura, somos ovelhas que obedecem a lei.
Conclusão
A reduflação é uma técnica intrigante que ilustra a implementação das estratégias de precificação no mundo empresarial. Enquanto as empresas buscam maneiras de se adaptar a condições econômicas desafiadoras, a transparência com os consumidores torna-se crucial.
Encontrou algum erro? Avise-nos
Aplicativo no Google Play
Baixar
💵 Seu apoio faz toda a diferença! Contribua para manter este projeto em crescimento e ajudar mais pessoas.
AO06 0040 0000 8399 0237 1013 3
Freddy Danilo
Com o DudoPost, acabou-se! Baixe agora e transforme suas postagens em verdadeiros sucessos.
BAI Dobrou o Valor para Abertura de Conta: Como assim?
Maka dos Combustíveis - Preço do Gasóleo sobe para 200 kwanzas
Mudanças na Comissão Interbancária de Levantamento: Impactos e Considerações
Impacto do aumento nos preços dos combustíveis - Parte 1 "Desafios e Perspectivas"
ZiG - A nova moeda do Zimbabué
Inflação e o Poder de Compra
Preço de táxi pode estar acima de 300 kz - O nosso Déjà Vu?
Nova Pauta Aduaneira - Incentiva a Produção Nacional?